Os Cônegos Regulares Premonstratenses

180px-Oberzell_Alte_Kirche_Hochaltar_NorbertNós, Premonstratenses, somos Cônegos Regulares, isto é, religiosos que formam uma Igreja local em torno do Abade e em comunhão com a Igreja de Roma. Somos religiosos sacerdotes, homens que procuram seguir os exemplos de Jesus Cristo e viver seu Evangelho. Vievendo em comunidade, realizamos o ideal da primeira comunidade apostólica. Consagramo-nos a Deus pela promessa de conversão continua de nossos costumes pelos votos de castidade, pobreza e obediência. Assumimos o ministério presbiteral para o serviço da Igreja e do povo de Deus.

200px-Praemonstratenser_Hollar_1661Somos homens de oração, assim podemos obter a realização profunda de nosso ser, “que está sempre inquieto enquanto não encontra a Deus”, como diz Santo Agostinho. Como premonstratense, recebemos de nosso fundador, São Norberto, duas heranças especiais: a Adoração Eucarística e um Amor todo especial por Maria. Nossa espiritualidade, como a de todos os cristãos, consiste em buscar sempre a união com Deus pela vida no Espírito de Jesus. No íntimo de nosso coração e, na vida litúrgica da comunidade, procuramos a fraternidade voltatos a Deus Pai.

Na biografia de São Norberto lê-se que durante uma cavalgada no bosque, pego de surpresa por um violento tufão, foi jogado da cela por um relâmpago e, como Saulo na via de Damasco, repetiu a pergunta: “Senhor, o que queres que eu faça?”.

Na esteira desse exemplo, os premonstratenses são convidados a prosseguirem em seus esforços para tornar conhecido, especialmente aos jovens, “a beleza e a alegria de uma vocação religiosa”.

Jovem venha você também ser premonstratense!